Pesquisar neste blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Veja quais características femininas ajudam na carreira

Intuição, sensibilidade e multifuncionalidade; se bem aproveitados, podem levar ao sucesso profissional

Jovens, idosos, homens e mulheres. Cada grupo de profissionais tem suas características exclusivas. Os jovens são mais dinâmicos; os mais velhos, usualmente, são mais pacientes; os homens, mais focados; e as mulheres? Algumas peculiaridades do sexo feminino podem ajudar bastante no crescimento profissional, basta saber tirar proveito delas.

Pensando nisso, a equipe InfoMoney conversou com profissionais mulheres bem-sucedidas para que elas revelassem quais características femininas as ajudaram em suas carreiras. Começando com a superintendente técnica do Laboratório Sabin, Dra. Lídia Abdalla, os três aspectos mais marcantes do sexo feminino são: intuição, sensibilidade e multifuncionalidade.

Essas características ajudaram a profissional a impulsionar sua carreira, passando, em poucos anos, da posição de estagiária para a de superintendente, cargo que está abaixo apenas da diretoria.

Intuição, sensibilidade e multifuncionalidade
A profissional reconhece que, “como mulheres, temos algumas características diferentes, que não necessariamente nos fazem melhores ou piores, mas se bem aproveitadas podem ajudar na carreira”. A intuição feminina, por exemplo, é um fator que muitas vezes faz a mulher arriscar mais, acreditar em alguma coisa e tentar seguir por tal caminho.

A sensibilidade, por sua vez, “ajuda muito nos relacionamentos, sobretudo, no sentido de entender as necessidades das pessoas”. Muitos especialistas concordam que o bom líder é aquele que compreende o que cada membro da equipe quer e consegue perceber suas competências. Já a multifuncionalidade é a habilidade, muito mais comum entre o sexo feminino, em lidar com diversas coisas ao mesmo tempo. Para Lídia, isso se traduz em “maior produtividade para a equipe”.

A gerente de marketing corporativo do Grupo Lwart, Eliane Oliveira, que, além da vida profissional, tem dois filhos, concorda com a multifuncionalidade da mulher. "Dividir-se entre a vida doméstica e a agenda profissional exige bastante jogo de cintura”, afirma. E esse jogo de cintura transforma as profissionais, “você acaba ficando mais afinada em tocar diversos assuntos simultaneamente”.

Mas Lídia ressalta que sua carreira atingiu pontos positivos em decorrência de seu interesse em se aperfeiçoar constantemente através de cursos. A profissional explica que, ao longo da sua carreira, buscou conhecimentos não diretamente ligados à sua área.

Apesar de ser farmacêutica, estudou gestão de pessoas e temas relacionados com finanças, ou seja, assuntos paralelos à sua área de formação, mas que a ajudaram no seu crescimento profissional. “Isso me deu visão do todo”, pondera Lídia.

Visão do todo
A diretora comercial e de marketing da Delphos Serviços técnicos, Elisabete Prado, também concorda com a multifuncionalidade das mulheres. Essa facilidade em lidar com diversos assuntos e funções faz com que tenham, muita vezes, uma visão holística mais trabalhada do que os homens.

Essa visão do todo, por exemplo, foi fundamental no desenvolvimento de sua carreira. Conforme explica a profissional, a empresa na qual trabalha tem um portfólio muito grande de produtos, e sua habilidade em lidar com diversos assuntos a ajudou em sua trajetória profissional.

O sexo feminino também costuma ser mais paciente e detalhista. “As mulheres têm mais paciência, algo essencial para lidar com a equipe”, diz a diretora. As mulheres também têm uma sensibilidade mais apurada, o que permite que elas percebam o ambiente com mais facilidade do que os homens.



Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário