Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Veja dicas para diminuir a ansiedade na entrevista de emprego

Nas entrevistas de emprego é comum que os candidatos fiquem nervosos e ansiosos no momento da conversa com o selecionador ou até dias antes do encontro. Em alguns casos, a ansiedade é tanta que pode fugir do controle e afetar diretamente o candidato na hora de ser avaliado pelo recrutador.

Segundo Samia Simurro, psicóloga e vice-presidente de projetos da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), a ansiedade é uma reação física e emocional que ocorre quando a pessoa se sente ameaçada, vulnerável. “Quando você se expõe, você pode ficar ansioso e isso é natural. O problema é quando isso é excessivo para aquela situação e passa a comprometer ou impactar a vida diária daquela pessoa”, explica.


Dicas para diminuir a ansiedade


Autoconhecimento

Tenha certeza que você possui os requisitos para ocupar a vaga que você está se candidatando e lembre-se: além de você, há outros candidatos. No caso de uma reprovação não é o fim.

"Existem outras possibilidades e elas vão aparecer. Ficar ansioso não vai trazer o emprego, mas pode afastá-lo de você", diz o psicobiólogo Ricardo Monezi. 





Respiração

Segundo a psicóloga Samia Simurro, a respiração de uma pessoa ansiosa é ofegante e superficial. Quando respiramos mais profundamente, o ritmo do corpo muda.

"Respire lenta e profundamente. Sinta o ar passando pelo seu corpo e trazendo toda a tranquilidade necessária para vencer os desafios”, ensina o psicobiólogo Ricardo Monezi.





Atividades físicas

Pratique atividades físicas que façam com que você se sita bem.

Segundo o pesquisador da Unifesp, Ricardo Monezi, a prática de ioga e meditação podem reduzir o nível de estresse e ajudar num momento de maior ansiedade.





Sono

Ter uma boa noite de sono também é importante para diminuir os efeitos da ansiedade.

Para a especialista em estresse e presidente da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil) Ana Maria Rossi, é fundamental dormir pelo menos 8h por dia.







Ajuda profissional

No caso de pessoas com ansiedade muito acentuada é necessário buscar a ajuda de um profissional.

Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, ninguém vai se curar de ansiedade extrema do dia para o outro. “Isso é um trabalho diário. A pessoa não deve apenas buscar um emprego, deve conter a ansiedade na busca”, explica.





Pensamento catastrófico

De acordo com a psicóloga, as pessoas ansiosas costumam ter um modelo de pensamento catastrófico. “E se eu não me sair bem na entrevista? E se eu não conseguir esse emprego? Se ele alimenta esse pensamento, tende a ter comportamentos que vão nessa direção, pois fica tão ansioso que vai mal na entrevista. Geralmente, quando a gente alimenta um medo, ele acontece. Agora, quando a gente entende que isso pode acontecer, mas se prepara, isso vai ser menos provável”, explica Samia.

Samia Simurro afirma que ansiedade é medo. "A diferença é que no medo eu estou de frente para o leão. Ele só me traz medo porque eu penso nessa situação de ameaça (se ele me matar?). Quando tenho uma entrevista de emprego, não estou de frente para o leão, estou em casa e penso: amanhã tenho uma entrevista e já fico vulnerável. Quando a ansiedade vier, pare, perceba seu corpo e pense: não estou vivendo isso agora, vou viver um momento e amanhã entro nessa situação. E se fortaleça, pois você sabe que tem condições de enfrentar”, aconselha a psicóloga.

Estresse negativo

Para Ricardo Monezi, psicobiólogo e pesquisador de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a ansiedade da entrevista, do emprego, vem de uma demanda da vida em sociedade, uma cobrança de que nós devemos trabalhar e devemos procurar empregos cada vez melhores. “A partir do momento que você perde as rédeas da ansiedade, é quando ela se transforma num estresse negativo", diz Ricardo.

Fonte: noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário